Notícia

Bem estar nos espaços urbanos

Nos últimos anos temos visto notícias de novas iniciativas que tem permitido melhorar a convivência das pessoas em certas áreas da cidade.
Um exemplo disso são as obras de arte expostas nas laterais dos edifícios, ou pinturas artísticas nos muros espalhados pela cidade.
Lembrando da ótima ideia de acrescentar vegetação próxima a calçadas formando pequenos jardins.

Praças e outros espaços públicos tem recebido atenção de urbanistas que planejam e realizam melhorias como a construção de canteiros floridos, lagos artificiais, pistas de caminhada, bancos confortaveis e outros tipos de mobiliário.

Todas as intervenções desse tipo permitem criar uma identidade na cidade e também que os cidadãos se encontrem em ambientes de interesses comuns.
Por seus numerosos benefícios, esse tipo de ação, que constrói ambientes urbanos de convivência comum entre cidadãos, tem sido incluido em espaços de escolas e universidades em alguns países.

Uma universidade, na Austrália, incluiu em seu programa, um curso sobre Questões da Atualidade em Urbanismo, que enfoca as diversas ações práticas de urbanismo e explica detalhadamente, em que consiste, seus resultados, quais os benefícios sociais e urbanos e ainda destaca algumas cidades do mundo que foram pioneiras em desenvolver tais ações, como Detroit e Sidney por exemplo.

Entre os resultados que são exibidos pelo planejador urbano John Callaghan, conclui-se que com o urbanismo tático se podem recuperar em pouco tempo, certas áreas um pouco esquecidas ou mesmo abandonadas nas cidades, sem a necessidade de ter grandes gastos financeiros. Além disso, permite desenvolver um sentido de comunidade e colaboração entre os moradores de um bairro, que terão oportunidade de manifestarem suas opiniões e ideias criativas, com a finalidade de melhorar o ambiente em que vivem.

Tais iniciativas ajudariam aos jovens e crianças da nossa cidade a se envolverem no desenvolvimento de uma relação mais estreita com os espaços onde vivem. Nesses jovens e crianças ainda existe um certo desconhecimento a respeito da qualidade de vida do lugar em que estão inseridos.
COMPARTILHAR
Trabalhe conosco Entre em contato
aceitamos cartão BNDES
Av. Antônio Lacerda, 955 - Lote P - Dist Industrial | Pilar do Sul - SP Fale Conosco | contato@spil.com.br Acesso à administração do site Acesso à administração do site